terça-feira, 2 de março de 2010

O que é um Ponto de Cultura? (continuando)

O que é um Ponto de Cultura (continuando)
Continuando o tema da Coluna anterior [e neste Blog] - de 12/02/2010 - temos a descrição breve de cada Ponto de Cultura de Salto/SP:

O Barros Junior propõe a realização de Oficinas Culturais em várias áreas artísticas objetivando conduzir os participantes para o despertar de uma carreira artística ou mesmo de produção de espetáculos. As crianças e jovens que participarão das Oficinas poderão desenvolver-se, portanto, tanto na área da Arte em si quanto na área Técnica de produção e elaboração de espetáculos. Os participantes terão contato com diversas manifestações sempre levando em conta a formação do bom caráter dos cidadãos e ainda conscientes da responsabilidade ambiental, pois esta também norteia o projeto aprovado.

A @FIM produzirá um belo resgate cultural sobre a vida e obra de Anselmo Duarte. Os participantes terão também apoio do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP) na área de Cinema para desenvolvimento desse trabalho. Aqui se verifica a importância das parcerias não só com o Poder Público.

O Corpo de Baile envolverá, além das pessoas que participarão do desenvolvimento artístico em Dança, os pais dessas pessoas numa espécie de colaboração e fazer produtivo no tocante ao processo de confecção de figurinos.

Todos os projetos podem aparentar serem simples e, no entanto, podem conduzir a bons resultados. Simples é algo que é realizado de maneira a não deixar lacunas. E, se realmente fossem simples de se realizar a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo poderia nem ter escolhido esses projetos. Poderia talvez ter buscado outros “difíceis” de execução e que aparentemente necessitassem de um maior apoio. Novamente: o que é simples só é assim quando bem conduzido e pode, no final, parecer realmente simples, mas todo o caminho que percorre nem sempre o é.

Dúvidas, acertos, melhoras nesse processo da implantação dos Pontos de Cultura de Salto ocorrerão. Que sirvam de aprendizado e de exemplo - quando bons - para que a cidade possa produzir sempre mais e mais Cultura. Aliás, Salto, se tivesse ainda outros projetos inscritos - além dos 4 encaminhados e 3 aprovados - poderia, quem sabe, contar ainda com um número maior de aprovados (embora talvez a Secretaria de Estado da Cultura pudesse, num dos seus critérios internos, aprovar segundo a regionalidade, ou seja, aprovar segundo uma quantidade de projetos por localidade ou quantidade populacional).

É salutar lembrar que existem ótimas companhias e grupos artísticos na cidade, ótimas idéias sempre são debatidas também. O que falta é um incremento cultural por parte de setores que não perceberam o que a Cultura, a Educação e a Cidadania conseguidas com a manifestação das Artes fazem.

Procurem informações sobre os Pontos de Cultura e sobre novos Editais para Pontos ou outras possibilidades correlatas em Arte e Cultura, como Bolsas, Apoios, Viagens, Concursos, e acompanhem o desenrolar dos trabalhos; verifiquem a possibilidade de estarem também produzindo projetos que possam ser contemplados e que possam ser úteis na transformação social que uma cidade e estância turística merece e pode alcançar; mas, acima ainda de tudo, o que se consegue com produção em Arte é o comprometimento “indireto” (em verdade, direto) com a cidadania.

Cultura é vida.

(publicado em: http://otrampolim.com.br/ler_noticia_colunista.php?catn=3&col=92&uid=454 - 24 de Fevereiro de 2010 - Salto/SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário