sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O que é um Ponto de Cultura?

O que é um Ponto de Cultura?
Recentemente Salto foi contemplada com a proclamação de 3 novos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo. Levando-se em conta que isso se deu através de Edital Público, e o número total de novos Pontos no Edital era para 300, pode-se ver que a cidade teve algo significativo: 1%. Entre 1188 projetos encaminhados, dos quais 4 eram de Salto, esse 1% poderá servir de parâmetro da qualidade artística que já existe na cidade. Vejamos então como isso se deu e o que o Ponto de Cultura é numa localidade.

Idealizado à população que já faz Cultura (esse fazer Cultura é um modo de expressar diversas coisas como, por exemplo: arte, resgate de procedimentos artesanais tradicionais em vias de esquecimento, aprimoramento de grupos artísticos diversos, consolidação da memória cultural imaterial, etc.) o Programa Cultura Viva, iniciado em 2004, procura trazer um aprimoramento das produções culturais realizadas muitas vezes com poucos recursos. Criado por Célio Turino durante o Ministério de Gilberto Gil, na Cultura, o programa Cultura Viva promove a cidadania através da Cultura e do resgate que esta identidade confere à própria localidade. E, melhor ainda: faz-se, portanto, Cultura com o próprio conjunto de fatores artísticos que cada região possui. Valoriza-se o meio, a localidade, o cidadão.

E Salto com isso? Ora a cidade encaminhou 4 projetos e teve 3 deles aprovados! Talvez por muito pouco não se conseguiu a totalidade, os 100% de aprovação. Os critérios de seleção dos Editais em vários níveis são feitos de maneira a contemplarem a grande diversidade existente nas cidades, nos estados, no país. Também os critérios para aprovação buscavam conferir entre os proponentes dos projetos aqueles que poderiam ter uma autonomia pós-execução do programa que é válido por 3 anos. Muitos e muitos projetos bons devem ter ficado de fora da seleção final; afinal muita gente faz o resgate cultural em sua região, muita gente promove a Cultura tradicional de sua localidade, de seus antepassados; muita gente realiza sua História através do convívio nas diversas manifestações artísticas. Mas eram apenas 300 desta vez... Lembrando que existem mais de 2 mil Pontos de Cultura no Brasil no presente momento.

O grande diferencial do programa que contempla os Pontos de Cultura é sua flexibilização perante a tão - e muito por vezes “cansada” - institucionalização burocrática da Cultura. Onde existe um grande processo para a produção por vezes pode existir também um grande entrave na condução e realização desse serviço, desse bem social. O caminho quase sempre trilhado pelos Pontos de Cultura é, em sua maioria, extremamente simples: adota-se um modelo de gestão em que a instituição ou proponente conduz sem muito entrave sua própria manifestação artística, sua quase idiossincrasia, sua quase ideologia cultural. Diz-se quase pois o meio social é sempre permeável e sempre está em mutação, em “refinamento”.

Três Pontos e três idéias:

Associação Cultural Corporação Musical Saltense
Ponto de Cultura - Espaço Cultural Barros Junior

Associação de Formação Infanto Juvenil Múltipla - @FIM
Anselminhos - Pagadores de Promessas

Corpo de Baile Cidade de Salto
Caminhos da Dança

Serão descritos os projetos na próxima oportunidade.

(publicado em: http://otrampolim.com.br/ler_noticia_colunista.php?catn=3&col=92&uid=373 - 12 de Fevereiro de 2010 - Salto/SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário